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Comissão Europeia planeia um compromisso entre os Estados-membros do Leste e Ocidente da União em torno dos salários dos motoristas de veículos pesados.

A DG Move, o departamento da Comissão responsável pela política de transportes estará a preparar a proposta em conjunto com a DG EMPL, o departamento da Comissão responsável pela política social e, pretende que a proposta, a apresentar em Maio, dê resposta às exigências e frustrações mais prementes expressas por países como a França e pretende, por outro lado, atender às expectativas de países como a Polónia ou a Lituânia, que se queixam da falta de flexibilidade das regulamentações sociais.

 

No presente, os motoristas de veículos pesados podem passar sete dias por mês em outro Estado-membro e são autorizados a fazer até três operações de transporte (cabotagem) antes de regressarem ao país de origem.

É provável que as novas regras comunitárias acabem com os limites às operações de cabotagem. Já no relativo ao tempo de permanência fora do país de origem, estará ainda em aberto manter o limite de sete dias ou mudá-lo para nove ou cinco dias.

 

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