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Como já noticiado em 20 de abril, o Governo de Navarra decretou a proibição da circulação de veículos pesados destinados ao transporte de mercadorias nas N-121-A, N-121-B e NA-1210 durante a execução das obras de condicionamento dos túneis de Belate e Almandoz.
A restrição se prolongará entre 4 de junho e 15 de julho - entre 06:00 e 22:00, afetará apenas camiões com quatro ou mais eixos em carater semanal e de acordo com as matriculas.
"A limitação será aplicada por semanas alternadas, dependendo do término do número de matrículas pares ou ímpares, durante as seis semanas em que a medida será válida. Assim, de acordo com o calendário planejado, na primeira semana, de 4 a 10 de junho, apenas veículos ou conjuntos de veículos de mercadorias com 4 ou mais eixos com placas ímpares poderiam circular durante o dia. A semana seguinte poderá circular os camiões com registro finalizado em número par, alternando esta sequência até 15 de julho, data em que se dará o ajuste ou continuidade das medidas ", explicou o governo de Navarra em comunicado.

As restrições afetarão a estrada N-121-A entre o km 5,4 (rotunda dos túneis de Ezkaba) e o km 66, na entrada norte de Bera. Nas estradas N-121-B (Oronoz Mugairi-Dantxarinea) e NA-1210 (Puerto de Belate) a limitação afeta todo o seu percurso.
O tráfego de mercadorias perigosas será proibido nas três rotas mencionadas, de 6 e até 22 horas, durante todo o período de duração do fechamento dos túneis, exceto o transporte de combustível e outras mercadorias para fins médicos destinados às zonas por aqueles que passam pelas três estradas.

Oposição de transportadores
As associações de transportadores de Navarra, ANET e Tradisna, emitiram uma declaração conjunta em que dizem " não concordam com isso, entendendo que a autorregulação dos transportes é suficiente para garantir a segurança na estrada e a transferência de veículos pesados para a A-15 ".
Os transportadores de Navarra enfatizam o fato de que o desvio da N-121-A para o A-15 "levanta alguns aspetos negativos para o transporte e para a economia", incluem custos devido aumento na "maior distância, portagens, tempo, perigo, impacto negativo para os negócios na área, bem como menor receita fiscal para Navarra".
Além disso, ambas as associações recordam que " até o mês de setembro passará pelo desvio do túnel de San Lorenzo na A-15", e na sua opinião, "em vez de auto nivelar o fluxo de tráfego em ambas as direções estamos gerando uma ineficiência no setor, envolvendo prejuízos econômicos, pessoais e de negócios com nossos clientes e carregadores ".

 

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