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Aposta nos Eco Combustíveis No Processo de Descarbonização

2024-02-23

A União Europeia dos Transportadores Rodoviários (UETR), presidida pela FENADISMER, juntamente com outras 20 organizações europeias representativas da indústria de produção de combustíveis e energia, enviaram uma carta conjunta aos Estados-Membros manifestando a sua preocupação com as decisões que estão a ser tomadas na União Europeia a nível das futuras normas de redução de emissões de CO2 para veículos pesados, uma vez que não refletem adequadamente o importante potencial dos eco combustíveis e temem que esta deficiência prejudique o sucesso da estratégia europeia para uma transição verde.

As referidas organizações reiteram na carta o seu firme compromisso com os objetivos climáticos da União Europeia, mas consideram um erro basear a redução das emissões de gases com efeito de estufa exclusivamente em veículos pesados ??elétricos a bateria ou movidos a hidrogénio, uma vez que são neutros em termos de CO2. Os combustíveis podem acelerar a transição para um setor pesado mais sustentável, proporcionando opções adicionais respeitadoras do clima para a descarbonização do transporte rodoviário.
 


" (...) um erro basear a redução das emissões de gases com efeito de estufa exclusivamente em veículos pesados elétricos a bateria ou movidos a hidrogénio, (...) "


No entanto, em vez de adotarem várias soluções amigas do clima para reduzir as emissões dos transportes, as instituições europeias continuam a tratar os combustíveis renováveis ??da mesma forma que os combustíveis fósseis e a consagrar um quadro restrito, que de facto só permite a implantação de tecnologias de propulsão baseadas no hidrogénio e baterias elétricas.

Assim, criticam que a Comissão Europeia não se comprometa claramente com combustíveis neutros em CO2 como parte do processo de descarbonização, para que os fabricantes e as empresas de transporte atinjam os objetivos de redução das emissões de CO2 e assim evitem possíveis perturbações no funcionamento das cadeias de abastecimento.

As organizações signatárias da carta conjunta consideram que o sistema de transportes não pode correr o risco de seguir um caminho restrito rumo à descarbonização. Em vez de adotar uma atitude restritiva, é necessária uma estratégia baseada na disponibilidade de múltiplas soluções, baseadas em tecnologias maduras e acessíveis, que reforcem a segurança do planeamento a longo prazo, proporcionando mais salvaguardas contra perturbações do mercado e aumentos de custos para o consumidor.
 


" (...) consideram que o sistema de transportes não pode correr o risco de seguir um caminho restrito rumo à descarbonização. (...) é necessária uma estratégia baseada na disponibilidade de múltiplas soluções, (...) "


Por conseguinte, concluem destacando que a Europa tem a responsabilidade não só de legislar uma mudança sustentável, mas também de garantir que esta transição seja gerida com sucesso, de uma forma que reflita as diversas necessidades e realidades das empresas e das sociedades e ofereça uma ampla variedade de oportunidades e soluções viáveis.
 

Fonte: UETR e FENADISMER


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